A Organização das Nações Unidas – ONU – declarou o dia 27 de Janeiro como Dia Mundial da Memória das Vítimas do Holocausto. Neste dia, mas em 1945, eram libertados os presos do campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, na Polónia.
Passados mais de 60 anos do assassinato sistemático de um terço do povo judeu e de milhares de outras vítimas, como homossexuais, comunistas e dissidentes políticos, a natureza grotesca e o tamanho do Holocausto não diminuíram com o tempo.
O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto serve como um forte aviso sobre o que pode acontecer quando o preconceito, o ódio e o racismo tem espaço e são usados deliberadamente como ferramenta política.
Um enfoque permanente sobre o Holocausto ajuda a manter o alerta para os perigos apresentados pelas formas contemporâneas de anti-semitismo, calúnia e discriminação sobre grupos raciais, étnicos e sociais.
É nosso dever assumir o compromisso de promover o diálogo e o respeito entre pessoas de todas as culturas, religiões e raças.
(Adaptado do discurso de Navi Pillay, Alta comissária da ONU para os Direitos Humanos, 27/01/2010)
Visita a exposição na biblioteca da escola subordinada ao tema A Mulher Judia e o Holocausto; aí encontrarás imagens, objectos de época, depoimentos, audição de música e poemas, entre outros; a leitura em destaque é Clara, a menina que sobreviveu ao Holocausto de Clara Kramer.
A preservação da MEMÓRIA será a TUA arma
contra o ódio, o racismo e a violência.
A TUA contribuição para a defesa dos Direitos Humanos.
Clica aqui para mais informações.