março 29, 2014

MARÇO - SEMANA DA LEITURA 2014



Era uma vez um povo de marinheiros e de heróis, o povo português, o nosso povo, que já lá vão muitos anos – mais de quatrocentos – quis descobrir o caminho marítimo para a India. A India aparecia então, aos olhos de todos os Europeus, como terra de esplendor e de riqueza, que todos os homens desejavam, mas onde era difícil, quase impossível chegar.
Quatro pequenos navios – tão pequenos sobre o imenso, ignorado Oceano! – Quatro naus comandadas pelo grande capitão Vasco da Gama lançaram-se através do Atlântico, só conhecido até ao Cabo da Boa Esperança, dobraram esse Cabo e puseram-se de vela para a região que demandavam. (…)
Sempre que um povo ou um homem tenta desvendar e conhecer paragens até então ignotas, ou realizar um ato nobre e grande, parece que as forças da Natureza, ou a inveja dos outros homens, tudo fazem para os não deixar vencer…
Iam senti-lo e sabe-lo bem os nossos temerários antepassados!
 E antes de senti-lo e sabê-lo – já os Deuses ou forças, que vivem nas coisas e nas almas, discutem se sim ou não os deviam deixar triunfar. (…)

“Os Lusíadas contados às crianças e lembrados ao povo”, João de Barros (adapt.), p.11 e 12

Assim começou o Sarau Poético promovido pela biblioteca do agrupamento. 

Um espaço à meia luz, uma plateia repleta, atores nervosos mas ansiosos por pisar o palco e encarar as luzes da ribalta, 800 anos de textos em Língua Portuguesa, dois ícones nacionais: Camões e Fernando Pessoa.
Através de uma viagem com inicio no século XV e termino em pleno século XXI, pela pena de autores contemporâneos e pela corajosa voz de alunos de todos os níveis de ensino - do pré escolar ao 9ºano, as professoras bibliotecárias idealizaram esta encenação que aconteceu no Dia da Poesia (21 de março), pelas 21h, no Diana Bar na Póvoa de Varzim. 
Parabéns a todos e obrigada àqueles que colaboraram atrás da cortina assegurando que adereços, cenário, música, luz, espaço, textos, gestos,..., resultassem na perfeição.