abril 14, 2016

“Há duas espécies de fadas: as fadas boas e as fadas más. As fadas boas fazem coisas boas e as fadas más fazem coisas más.” 




Assim começa a obra e do mesmo modo o espetáculo. E com estas palavras faz-se a ponte para nos sentirmos ligados a esta fada tão humanizada. Em A Fada Oriana, encontramos o dom da proteção sobre os seres mais frágeis que vivem numa floresta, encontramos as tão humanas oscilações entre a solidariedade, o sentido da responsabilidade e o egoísmo e a vaidade. Encontramos, como é próprio de muitos contos tradicionais e para a infância, as peripécias de uma luta entre o bem e o mal. 

Partindo da obra de Sophia de Mello Breyner Andresen, com uma adaptação que vai beber da literatura da escritora e poetisa, para fazer acontecer a história que brilha nas suas palavras. Com música e sonoplastia original, o espetáculo transporta-nos ao mundo encantado das fadas, revelando que até os seres mágicos têm sentimentos humanos.

(http://www.cm-pvarzim.pt/noticias/teatro-escolar-a-fada-oriana, 14-04-2016)

Os alunos de 5ºano assistiram ontem à encenação pelo Varazim Teatro da peça A Fada Oriana. Mais uma iniciativa da Biblioteca Escolar em articulação com o grupo de Português com o objetivo de fomentar o apoio ao currículo. Após a leitura do livro, os alunos puderam assistir à sua interpretação em palco comparando a versão do livro com a da encenação.

Foram momentos muito agradáveis e produtivos, pautados pela alegria e o riso, mas também pela reflexão e o conhecimento.

Agora que já conheces bem a história da Fada Oriana diverte-te a realizar o crucigrama abaixo.


CLICA AQUI.

                                                                                                   (https://bibliobeiriz.wordpress.com/2013/11/28/crucigrama-fada-oriana/ - 14-04-2016)