maio 31, 2016


Quarta-feira, dia 1 de junho, com início às 18. 30 será apresentado no auditório municipal, o projeto de escrita colaborativa “A Várias Mãos”.
Iniciado em novembro de 2015, este projeto mobilizou alunos de todas as escolas do concelho da Póvoa de Varzim levando-os a escreverem e ilustraram, colaborativamente, uma história, ou melhor dizendo quatro histórias.
A atividade contou com a participação do Dr. Luís Diamantino, Vereador da Cultura e da Educação da CMPV, autor da introdução. Com base nesta, foram construídas quatro histórias, uma por cada ciclo de ensino (1º, 2º, 3º ciclos e secundário) tendo cada agrupamento contribuído com um capítulo e várias ilustrações em cada uma delas.
A iniciativa, da responsabilidade dos professores bibliotecários do concelho da Póvoa, teve articulação curricular com os professores titulares no caso do 1º ciclo e com os docentes de português para o processo de escrita colaborativa e dos professores de educação visual para o processo de ilustração da história, nos outros níveis de ensino.
A Várias Mãos” foi uma experiência enriquecedora de leitura, escrita e ilustração, fazendo dos alunos do concelho autores, tornando-os mais conscientes de valores como o respeito pela propriedade inteletual, respeito pela opinião e ponto de vista do outro.
apresentação contará  com a presença e participação dos alunos  envolvidos nas atividades e dos respetivos familiares,  dos docentes que colaboraram  e  coordenaram o projeto, e dos representantes das Associações de Pais e Encarregados de Educação, representantes das Escolas/ Agrupamentos, e representantes da Autarquia, da Biblioteca Municipal e da Rede de Bibliotecas Escolares.