março 25, 2017

Escritores no Palácio de Belém

No passado dia 21 de março, os alunos das turmas 6ºA e 6ªB deram "Um Saltinho a Lisboa" para se encontrarem com a escritora Isabel Zambujal. O encontro decorreu no Palácio de Belém, mais precisamente na sua maravilhosa Sala de Jantar, no âmbito da iniciativa presidencial Escritores no Palácio de Belém.

O grupo de Aver-O-Mar subiu a rampa da entrada principal, cito Praça Afonso Albuquerque, cujo portão está ladeado por duas solenes sentinelas do Esquadrão Presidencial da Guarda Republicana (GNR), atravessou o Pátio dos Bichos - onde no século XVIII se generalizou o hábito de aí instalar, em jaulas, animais exóticos oriundos das diversas partes do império português - e, finalmente, cruzou a primeira sala do Palácio, a Sala das Bicas - local nobre e imponente por onde entram todos os visitantes, mais ou menos ilustres.

Já na presença da escritora, deu-se início à sessão com algumas palavras de introdução proferidas pela também escritora Isabel Alçada, tendo os alunos oportunidade de conhecer o percurso literário de Isabel Zambujal, perceber como surgiram alguns dos seus livros e, por fim, colocar questões suscitadas pela conversa e pela leitura prévia de algumas histórias. Aprenderam através das suas palavras como é importante ser criativo, empenhado mas também humilde face ao sucesso; ficaram a conhecer como uma simples "nódoa" originou uma história singela e como a experiência de vida materializada nas rugas da face dos nossos entes queridos se pode revelar tema de escrita para jovens ávidos de ouvir contar histórias. 

Esta foi uma hora recheada de simpatia e partilha mas também de uma fugaz visita de sua Excelência o Presidente da República, Dr. Marcelo Rebelo de Sousa. Sim!! Para espanto e alegria dos presentes sua Excelência surgiu para nos cumprimentar.
No final, fomos convidados para um pequeno lanche nas varandas do Palácio com deliciosas natinhas de Belém e sumo de laranja com vista para o Tejo.

A visita prosseguiu com um passeio guiado pelos jardins do Palácio e o Museu da Presidência, onde ficamos a conhecer valiosíssimos presentes de estado que os governantes de Portugal receberam ao longo dos tempos, os retratos oficiais desde a I República e observar os símbolos da Nação - a Bandeira e a partitura do Hino "A Portuguesa" inscrito no primeiro Diário da República.

Com pena iniciamos a viagem de regresso mas a alegria continuou a sentir-se nos alunos. 
Uma experiência única que ficará, certamente, na memória de todos!

Um agradecimento a todos os que colaboraram na iniciativa, nomeadamente as professoras Alzira Reina e Teresa Pereira, a Direção do agrupamento e a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.