Informamos os nossos utilizadores que este blogue foi descontinuado.
A Biblioteca da EB de Aver-O-Mar está a partir de hoje em
https://bibavm.blogspot.pt/
Boas leituras!
outubro 25, 2017
Exposições de outubro
Aproxima-se o fim do mês e aqui ficam as imagens das exposições que estiveram patentes na Biblioteca Escolar.
Exposição do Dia Internacional dos Castelos
![]() |
| Org. prof. Maria Augusta Guimarães e seus alunos Exposição explicativa do Dia 5 de outubro |
![]() |
| Org. prof. Antonieta Silva e Conceição Magalhães e seus alunos |
outubro 04, 2017
MIBE 2017
Bookmark Exchange Project
Intercâmbio de Marcadores de Livros
Alunos das turmas de 5ºF, 6ºA, 6ºB, 6ºC, 6ºD, 6ºE e 7ºC sob a orientação das docentes Conceição Rego, Clarisse Martins e Marta Antunes, participam neste projeto do IASL comemorando assim o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares sob o lema Ligando Comunidades e Culturas.
Os alunos criarão marcadores de livros que potenciem a partilha de informação cultural da sua região e/ou país com alunos de outras partes do mundo. Com esta iniciativa pretende-se incentivar o conhecimento, e leitura e o contacto com comunidades internacionais.
outubro 02, 2017
MIBE 2017
Mês Internacional das Bibliotecas Escolares
Ligando Comunidades e Culturas
Ligando Comunidades e Culturas - Este é o tema definido pela International Association of School Librarianship (IASL) para o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE).
A biblioteca apresenta-se como o lugar onde se ligam comunidades e culturas através de encontros, leituras e pesquisas.
Para 2017, o Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares estabelece 23 de outubro como Dia da Biblioteca Escolar em Portugal.
Sabe mais em http://blogue.rbe.mec.pt/mibe-2017-ligando-comunidades-e-2107460
https://www.iasl-online.org/advocacy/islm/index.html
A biblioteca apresenta-se como o lugar onde se ligam comunidades e culturas através de encontros, leituras e pesquisas.
Para 2017, o Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares estabelece 23 de outubro como Dia da Biblioteca Escolar em Portugal.
Sabe mais em http://blogue.rbe.mec.pt/mibe-2017-ligando-comunidades-e-2107460
https://www.iasl-online.org/advocacy/islm/index.html
setembro 19, 2017
21 SETEMBRO
DIA INTERNACIONAL DA PAZ
Uma Inesgotável Esperança
José Saramago e David Pintor
É certo que existe uma terrível desigualdade entre as forças
materiais que proclamam a necessidade da guerra e as
forças morais que defendem o direito à paz, mas também
é certo que, em toda a História, só pela vontade dos homens
a vontade doutros homens pôde ser vencida. Não é com
forças transcendentes que teremos de confrontar-nos, mas
sim, e apenas, com outros homens. Trata-se, portanto, de
tornar mais forte a vontade de paz que a vontade de guerra.
Trata-se de participar na mobilização geral da luta pela paz:
é a vida da Humanidade que assim estaremos defendendo,
esta de hoje e a de amanhã, que talvez se perca se não
começarmos a defendê-la agora mesmo. A Humanidade
não é uma abstracção retórica, é carne sofredora e espírito
ansioso, e é também uma inesgotável esperança. A paz é
possível se nos mobilizarmos para ela. Nas consciências
e nas ruas
(in A Inocência das Facas, Tcharam)
O Dia Internacional da Paz é celebrado anualmente em todo o mundo do dia 21 de Setembro. A Assembleia Geral das Nações Unidas consagrou este dia ao fortalecimento dos ideais de paz, no seio das nações e entre os povos das várias nações.
O Dia Internacional da Paz foi estabelecido em 1981, através da resolução 36/67 da Assembleia Geral das Nações Unidas. A data deste dia internacional foi escolhida de modo a coincidir com a sessão de abertura da Assembleia Geral.
Antonio Guterres: “Temos um Mundo em pedaços, temos de ter um Mundo em paz.”
António Guterres discursou na sessão de abertura do debate da 72ª Assembleia Geral das Nações Unidas. Numa intervenção em três idiomas, inglês, francês e espanhol, o Secretário Geral das Nações Unidas começou por destacar que as sociedades estão fragmentadas e que a confiança entre os países está comprometida por aqueles... ler mais
junho 14, 2017
Chegado o final de mais um ano letivo, a Biblioteca Escolar deseja a todos os seus utilizadores e simpatizantes BOAS FÉRIAS!!
Para os que voltam no próximo ano e para os que vão abraçar novas aventuras, aqui fica um vídeo para pensarem o quanto é possível alcançar quando somos movidos pela curiosidade e vontade de vencer.
Curiosity is the engine of achievement.
Learn something new every day!
junho 03, 2017
DIA DO NARIZ VERMELHO EM AVER-O-MAR
Celebramos o dia 1 de junho com muita cor: com esta iniciativa coletiva alunos, professores e funcionários da escola lembraram a maravilhosa ação dos Doutores Palhaços.
O dia começou com uma emissão especial da Rádio Farol, com a leitura de textos alusivos ao dia e música especialmente selecionada para a ocasião.
Os alunos de 5º ano leram na Biblioteca Escolar a história "A Matilde está careca" debatendo o seu significado e ficando a conhecer com mais pormenor a Operação Nariz Vermelho.
No período da tarde, disputaram-se dois jogos amigáveis: futebol masculino e volleyball feminino - todos os jogadores usaram simbolicamente um nariz vermelho. Depois, foi a vez das turmas de 6ºano formarem um coração para tirar uma belíssima foto aérea, símbolo da solidariedade e carinho dos alunos de Aver-O-Mar para com todas as crianças hospitalizadas.
Durante todo o dia foram realizadas vendas solidárias de t-shirts, narizes, jogos, livros e Cd's, e ainda, saquinhos de gomas e bolachinhas gentilmente cedidas pelo núcleo de Educação Especial da escola.
Foi um dia verdadeiramente Inclusivo, Partilhado e Alegre!!
Que os Doutores Palhaços continuem a gerar Coragem, Saúde e MUUIIIIIIITAAAA ALEGRIA às crianças hospitalizadas.
OBRIGADA Aver-O-Mar por usares UM NARIZ VERMELHO!!
Vê AQUI o vídeo deste dia.
maio 23, 2017
maio 12, 2017
maio 09, 2017
CNL - 2ª fase
Decorre dia 10 de maio na Biblioteca Municipal Almeida Garrett a 2ª fase do CNL.
Após vencerem a etapa a nível de escola, a Tatiana, o Alberto e o José estão prontos para esta 2ª fase do concurso.
Realizaram as leituras e pesquisaram sobre os autores.
Estão preparados para o desafio.
Bom trabalho!!
maio 08, 2017
abril 20, 2017
Decorre na Biblioteca, dia 21 de abril às 15h30, a primeira formação eTwinning do Agrupamento.
A formação é dirigida a professores e será dinamizada pela Drª Teresa Lacerda, Embaixadora eTwinning na Zona Norte.
Com esta formação pretende-se informar e promover a diversificação de práticas de ensino e aprendizagem.
"Este projeto disponibiliza uma plataforma para que os profissionais da educação (educadores de infancia, professores, diretores, bibliotecários) que trabalham em escolas dos países europeus envolvidos, possam comunicar, colaborar, desenvolver projetos e partilhar; em suma, sentir-se, e efetivamente ser, parte da mais estimulante comunidade de aprendizagem na Europa."
abril 07, 2017
Aqui ficam os registos visuais da 11ª edição da Semana da Leitura na EB de Aver-O-Mar.
Alunos, Pais, Professores e Assistentes participaram em várias iniciativas: concursos, desafios, exposições, palestra, leitura musicada, manifesto, tertúlia, mural de leitura, entrega de prémios a melhores leitores, apresentação pública do livro "A Várias Mãos", códigos QR, encontro com escritor, e... LIVROS, muitos livros em circulação!
PARABÉNS A TODOS E OBRIGADA POR ESTA MAGNÍFICA SEMANA!!
março 25, 2017
Escritores no Palácio de Belém
No passado dia 21 de março, os alunos das turmas 6ºA e 6ªB deram "Um Saltinho a Lisboa" para se encontrarem com a escritora Isabel Zambujal. O encontro decorreu no Palácio de Belém, mais precisamente na sua maravilhosa Sala de Jantar, no âmbito da iniciativa presidencial Escritores no Palácio de Belém.
O grupo de Aver-O-Mar subiu a rampa da entrada principal, cito Praça Afonso Albuquerque, cujo portão está ladeado por duas solenes sentinelas do Esquadrão Presidencial da Guarda Republicana (GNR), atravessou o Pátio dos Bichos - onde no século XVIII se generalizou o hábito de aí instalar, em jaulas, animais exóticos oriundos das diversas partes do império português - e, finalmente, cruzou a primeira sala do Palácio, a Sala das Bicas - local nobre e imponente por onde entram todos os visitantes, mais ou menos ilustres.
Já na presença da escritora, deu-se início à sessão com algumas palavras de introdução proferidas pela também escritora Isabel Alçada, tendo os alunos oportunidade de conhecer o percurso literário de Isabel Zambujal, perceber como surgiram alguns dos seus livros e, por fim, colocar questões suscitadas pela conversa e pela leitura prévia de algumas histórias. Aprenderam através das suas palavras como é importante ser criativo, empenhado mas também humilde face ao sucesso; ficaram a conhecer como uma simples "nódoa" originou uma história singela e como a experiência de vida materializada nas rugas da face dos nossos entes queridos se pode revelar tema de escrita para jovens ávidos de ouvir contar histórias.
Esta foi uma hora recheada de simpatia e partilha mas também de uma fugaz visita de sua Excelência o Presidente da República, Dr. Marcelo Rebelo de Sousa. Sim!! Para espanto e alegria dos presentes sua Excelência surgiu para nos cumprimentar.
No final, fomos convidados para um pequeno lanche nas varandas do Palácio com deliciosas natinhas de Belém e sumo de laranja com vista para o Tejo.
A visita prosseguiu com um passeio guiado pelos jardins do Palácio e o Museu da Presidência, onde ficamos a conhecer valiosíssimos presentes de estado que os governantes de Portugal receberam ao longo dos tempos, os retratos oficiais desde a I República e observar os símbolos da Nação - a Bandeira e a partitura do Hino "A Portuguesa" inscrito no primeiro Diário da República.
Com pena iniciamos a viagem de regresso mas a alegria continuou a sentir-se nos alunos.
Uma experiência única que ficará, certamente, na memória de todos!
Um agradecimento a todos os que colaboraram na iniciativa, nomeadamente as professoras Alzira Reina e Teresa Pereira, a Direção do agrupamento e a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.
março 19, 2017
Subscrever:
Mensagens (Atom)


































