abril 26, 2016

Há muitos anos, num país muito distante vivia um povo infeliz e solitário, vergado sob o peso de uma misteriosa tristeza. O céu era alto e azul, os campo férteis, o mar e os rios cheios de peixes e de vida, as cidades quentes e luminosas, mas as pessoas que passavam entreolhavam-se com olhos tristes, caminhando apressadamente e sumindo-se dentro das casas; e quando se encontravam umas com as outras, nos cafés, nos empregos, na rua, falavam baixo, como se alguma coisa, um segredo terrível, as amedrontasse. [...]

in O Tesouro, Manuel António Pina


abril 23, 2016


O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de abril. 

Trata-se de uma data simbólica para a literatura, já que, segundo os vários calendários, neste dia desapareceram importantes escritores como Cervantes e Shakespeare, entre outros. 

A ideia da comemoração teve origem na Catalunha: a 23 de abril, dia de São Jorge, uma rosa é oferecida a quem comprar um livro

Mais recentemente, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países do mundo.





Visita a exposição temática na BE e aprende mais sobre a importância do Livro e dos Direitos de Autor.



abril 20, 2016

Decorreu no dia 19, a fase distrital do Concurso Nacional de Leitura e ... Aver.O-Mar esteve representada pela Tatiana (8ºA), a Inês (7ºA) e o Alberto (8ºA).

Foi um dia repleto de desafios literários mas também de convívio, cultura, arte e AMIZADE!

Foi uma experiência fantástica e inesquecível. Foi uma corrida contra o tempo porque tínhamos de ler dois livros ...com aulas e testes!! Mas EU adivinhei que ia correr tudo bem.  (Alberto)

Um dia em cheio e que passou a correr.
Fiquei com vontade de voltar no próximo ano. Uma experiência, um caminho novo que percorremos juntos.
Algo para guardar na memória!   (Tatiana)

Gostei muito da experiência. Também adorei passear nos jardins da BM Almeida Garrett e ver as esculturas e pinturas lá expostas.
Foi um dia para não esquecer! Uma experiência muito agradável.  (Inês)

Aqui ficam momentos para não esquecer.







abril 14, 2016

“Há duas espécies de fadas: as fadas boas e as fadas más. As fadas boas fazem coisas boas e as fadas más fazem coisas más.” 




Assim começa a obra e do mesmo modo o espetáculo. E com estas palavras faz-se a ponte para nos sentirmos ligados a esta fada tão humanizada. Em A Fada Oriana, encontramos o dom da proteção sobre os seres mais frágeis que vivem numa floresta, encontramos as tão humanas oscilações entre a solidariedade, o sentido da responsabilidade e o egoísmo e a vaidade. Encontramos, como é próprio de muitos contos tradicionais e para a infância, as peripécias de uma luta entre o bem e o mal. 

Partindo da obra de Sophia de Mello Breyner Andresen, com uma adaptação que vai beber da literatura da escritora e poetisa, para fazer acontecer a história que brilha nas suas palavras. Com música e sonoplastia original, o espetáculo transporta-nos ao mundo encantado das fadas, revelando que até os seres mágicos têm sentimentos humanos.

(http://www.cm-pvarzim.pt/noticias/teatro-escolar-a-fada-oriana, 14-04-2016)

Os alunos de 5ºano assistiram ontem à encenação pelo Varazim Teatro da peça A Fada Oriana. Mais uma iniciativa da Biblioteca Escolar em articulação com o grupo de Português com o objetivo de fomentar o apoio ao currículo. Após a leitura do livro, os alunos puderam assistir à sua interpretação em palco comparando a versão do livro com a da encenação.

Foram momentos muito agradáveis e produtivos, pautados pela alegria e o riso, mas também pela reflexão e o conhecimento.

Agora que já conheces bem a história da Fada Oriana diverte-te a realizar o crucigrama abaixo.


CLICA AQUI.

                                                                                                   (https://bibliobeiriz.wordpress.com/2013/11/28/crucigrama-fada-oriana/ - 14-04-2016)

abril 04, 2016

LÁ VEM A NAU CATRINETA ...

Assim começa o famoso poema de Almeida Garrett inserido n'O Romanceiro e desta feita encenado por um grupo de alunos do 5ºA sob a direção da professora Augusta Guimarães.

Os objetos do cenário foram realizados pelos mesmos nas aulas de ET com  a orientação da professora Conceição Rego; o vestuário é propriedade do nosso Clube de História - fruto de muitas horas de investimento de professores dedicados - e a biblioteca escolar colaborou acarinhou o projeto, desde o mote até à cena!

Eis o registo final.
Obrigada a todos os pais e encarregados de educação que colaboraram e puderam estar presentes.


abril 03, 2016

abril 02, 2016

O júri deliberou... e eis o registo da grande final da 1ª edição do Voz & Letra!

2º ciclo
1º lugar


2º ciclo
MENÇÃO HONROSA




3º ciclo
1º lugar

3º ciclo
MENÇÃO HONROSA